Cuca ou Cuque

Curitiba Casa Hostel

@curitibacasahostel

Tire belas fotos, marque a gente, e aproveite pra nos seguir e acompanhar as novidades 😉

O nome Ă© derivado de Kuchen, que quer dizer “bolo” em alemĂŁo. E aqui no Brasil o nome se refere ao tradicional doce alemĂŁo chamado de Streuselkuchen (Streusel = granulado, farofa doce), ou “bolo de farofa”, que tem uma cobertura crocante feita de manteiga, farinha de trigo e açĂșcar. Muitas vezes a cuca tambĂ©m leva frutas ou doces. No Brasil, Ă© feita com banana, uva, maçã, goiabada, doce de leite…

A cuca chegou ao Brasil com os imigrantes alemães, como também a nossa família, e foi se popularizando no sul do Brasil. Tanto que é possível encontrå-la em quase todas as confeitarias. E nas famílias de origem alemã, a cuca, ou cuque, sempre estava presente nos cafés da tarde e almoços de família.

Por isso, para nĂłs, a cuca tem gosto de casa de vĂł, de famĂ­lia, de carinho. A cuca que vocĂȘ provavelmente estĂĄ comendo hoje no cafĂ© da manhĂŁ foi feita com muito amor pela Dona Marlene.

E é a Dona Marlene quem faz também os outros bolos do nosso café da manhã.

Que tal postar uma foto do seu cafĂ© da manhĂŁ e da sua cuca? NĂŁo esqueça de marcar a gente @curitibacasahostel

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiĂȘncia. Ao continuar navegando, vocĂȘ concorda com a utilização dessas tecnologias, como tambĂ©m, concorda com os termos da nossa polĂ­tica de privacidade.