Catedral

Curitiba Casa Hostel

@curitibacasahostel

Tire belas fotos, marque a gente, e aproveite pra nos seguir e acompanhar as novidades ūüėČ

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais domina a paisagem da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba. A atual edificação foi construída entre 1876 e 1893, seguindo a linha neogótica. A inspiração teria sido a Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. O edifício substituiu a antiga Igreja Matriz de Curitiba, que teve problemas estruturais e foi demolida.

Inaugurada em 7 de setembro de 1893, a igreja foi elevada √† Catedral no ano seguinte. Um s√©culo depois, o papa Jo√£o Paulo II concedeu o t√≠tulo de Bas√≠lica Menor, em raz√£o da beleza art√≠stica e arquitet√īnica da edifica√ß√£o, al√©m de sua import√Ęncia hist√≥rica. A √ļltima restaura√ß√£o aconteceu entre 2010 e 2013.

Vale a pena entrar e conferir a grandiosidade da parte interna da Catedral, com seus lindos vitrais, importantes pinturas e as imagens religiosas, em especial a da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A atual imagem que ocupa o trono central do altar-mor é a terceira da padroeira. Ela foi feita em Portugal, em madeira de pinho de riga, na segunda metade do século 19. A primeira imagem de Nossa Senhora da Luz, de terracota, faz parte do acervo do Museu Paranaense. A segunda imagem, também de terracota e feita em Portugal, está em exposição no Museu de Arte Sacra de Curitiba.

Localização

Acesso principal: R. Bar√£o do Serro Azul,Pra√ßa Tiradentes 31 – Centro

Tel: +55 (41) 3324-5136

Hor√°rio

Segunda: das 11h às 19h

Terça à sábado: 7h às 19h

Domingo: 8h às 19h

Voc√™ pode acessar a p√°gina de informa√ß√Ķes completa aqui:¬†Guia Tur√≠stico Curitiba

@catedralcuritiba

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.